APCEF/SP Concurso de Desenho 2018

O Concurso de Desenho Infantil promovido todos os anos pela APCEF/SP já está na sua 16º edição. Para a criançada, participar de um concurso como este tem um peso que os adultos não conseguem mais imaginar. O desenho está entre nossas primeiras formas de expressão e marca nossa infância com uma grande importância. Afinal, desenhar é essencial para nosso desenvolvimento.

   

Primeiro concurso – O concurso da APCEF/SP traz temas diferentes todos os anos, sempre propondo a reflexão, levando à conscientização e instigando a imaginação dos pequenos. O primeiro concurso de desenho da APCEF/SP ocorreu em 2003 e deixou boas lembranças para quem participou. Esse é o caso de Ananda Totti Rodrigues, hoje com 21 anos, dependente do associado Moacir Donizeti Rodrigues, que ganhou o primeiro lugar na categoria infantil (6 a 9 anos).

“Quando eu era criança gostava muito de pintar e desenhar, mas nunca tinha participado de nada desse tipo até o concurso. Quando surgiu a proposta lembro que meus pais me incentivaram a participar e eu resolvi entrar nessa brincadeira. Não posso dizer que me preparei para o concurso, mas pensei muito no que significava aquela proposta. Na minha visão de criança o mundo deveria ter animais, florestas, escolas, parquinhos, enfim, ser um lugar que fizesse as crianças felizes e eu tentei desenhar isso”, recordou Ananda.

A estudante lembra que a notícia de que havia sido vencedora a pegou de surpresa.  “Até hoje tenho o atlas (o prêmio foi um atlas da Turma da Mônica autografado por Mauricio de Souza), o certificado e meu desenho. São coisas que quero guardar para sempre, para lembrar como esse momento foi bom”, pontuou.